Primeiramente gostaria de me desculpar por semana passada não ter postado nada, é que ando sem tempo mesmo. Porém, estou aqui para dividir esta experiência super bacana que estou passando. Após uns meses fora do mercado, só fazendo aqueles famosos frellas. Volto à ativa em uma “viagem” dentro de uma agência de publicidade. Na verdade, até já tinha conhecimento de como funcionava, mas não sabia na prática se funcionava da mesma forma. Sem contar que pude colocar a mão na massa e transitar pelos setores da agência, inclusive o de criação, uns dos mais cogitados, já deu pra perceber, né? Heheheh...
A cada semana um setor. No entanto, nem houve tantas dificuldades de minha parte, acredito. Eram mais os processos nos softwares internos e a gama de detalhes e particularidades de cada departamento, mas nada que o dia-a-dia não nos ensine.:D Esta semana terminei na produção, mas já passei pelo atendimento e criação. E por fim enfrentarei mídia. É como foi dito acima, nada que um cotidiano intenso de uma agência não resolva e lhe traga vários aprendizados.
Antes que esqueça, no tempo que fiquei na criação desenvolvi esta logo para um programa da prefeitura de Itamaracá, o “Prefeitura nas comunidades”. Por incrível que pareça ela foi aprovada pelo cliente e pude acompanhar a produção dela aqui de perto. Nem tenho palavras para isto, realmente é muito bom. Hehehe...
Enfim, deixemos de lero-lero e vamos ao que interessa. Tentei esclarecer como funcionam os departamentos de uma agência de publicidade, a partir da experiência que estou tendo. Antes de mais nada, só para quem não sabe: “Agência é a pessoa jurídica especializada em métodos, artes e técnicas publicitárias, que por autorização de um cliente anunciante, planeja, concebe e executa campanhas publicitárias, negociando com os veículos sua exibição a mando do próprio cliente.“
Print da página da prefeitura da Ilha de Itamcará com minha logo |
Geralmente, uma agência de publicidade é composta por 5 departamentos, são eles:
Dentre
todas, a produção pode ser terceirizada, caso esta agência não
haja um estúdio próprio.
Depois de
listados, vamos agora as suas respectivas funções.
É
responsável pela prospecção e contato publicitário direto com o cliente, visto
que esta relação é de extrema relevância para o atendimento publicitário.
O
profissional de atendimento é a representação externa da agência. Por isso, ele
deve ter um perfil pró-ativo, uma boa oratória e, essencialmente, dominar técnicas
de persuasão, não somente para vender a ideia, mas para transmitir a mensagem
de forma clara e objetiva. Antes de se
tentar contribuir para o negócio dos clientes, é preciso entender o mundo
deles, as culturas nas quais eles atuam, as verdadeiras dinâmicas de suas
marcas e do mercado. Somente por meio da compreensão do mundo do cliente e do
consumidor, os profissionais de Atendimento poderão enxergar novos insights
e, efetivamente, estabelecer parcerias de sucesso.
Eles devem
ser sempre encorajados a imaginar novas formas pelas quais uma marca poderia
ser posicionada, e a prever ameaças da concorrência antes que elas se tornem
realidade. Mais do que tudo, é responsabilidade do Atendimento assegurar que a
marca tenha um futuro mais promissor, mais estimulante e com mais sucesso do
que ela tem no presente.
Visualmente
o profissional de Atendimento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar
entre o moderno e o clássico. Tendo que causar sempre boa impressão, é
imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de
informações gerais e, ainda, se dedicar aos conhecimentos de sua cartela de
clientes, uma vez que fica mais fácil de manter-se próximo quando se fala a
mesma língua.
Este
profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote
Office (Word, Excel, Power Point), para manter a organização de seus trabalho,
uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as
propostas. O Atendimento isenta-se dos softwares de criação, editoração e tratamento
de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom
Atendimento e um bom Planejamento.
Digamos que é o cérebro da agência. Em muitos casos não há um profissional específico para esta etapa e o que acontece é que atendimento e criação juntos discutem o planejamento, porém aqui na agência existe este departamento separado. Existem algumas técnicas de planejamento, uma delas é o braisntorm, uma espécie de discussão criativa livre da qual muitas vezes saem grandes ideias. Engana-se quem pensa que criar é uma questão de inspiração e sorte.
O valor do
planejamento está na capacidade de melhor processar as informações disponíveis,
pois com o acesso muito mais fácil a todo tipo de dado, essa capacidade tem uma
função estratégica definitiva, mostrar quais são os principais caminhos de
posicionamento. É uma ferramenta objetiva e consistente que faz toda a
diferença no desenvolvimento da estratégia de comunicação, analisando o
comportamento das pessoas e o reflexo de suas crenças, pois a intenção de mudar
um comportamento deve passar pela identificação e mudança dessa crença.
Planejar é saber se colocar no lugar do consumidor, para poder vivenciar e
descobrir suas crenças.
Visualmente
o profissional específico de Planejamento deve prezar a boa aparência e tentar
oscilar entre o profissional de Atendimento e o de Criação, de acordo com seu
contato com o cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura
de jornais e revistas de informações gerais.
Este
profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote
Office (Word, Excel, P. Point), para manter a organização de seus trabalhos,
uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as
propostas ou, em caso de também ser um profissional de criação, dominar os
softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de
uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.
É a área que mais caracteriza a publicidade e os publicitários. Embora já tenhamos identificado outros departamentos onde se pode construir a publicidade e a propaganda, a criação ainda é o sinônimo dos publicitários.
Esta é a fase do surgimento das ideias, as peças publicitárias, os slogans, as imagens das ilustrações, dos textos. Enfim, de todas as formas de comunicação unificadas com o intuito de construir a mensagem que irá atingir o público-alvo de modo a persuadi-lo eficazmente.
É a área que mais caracteriza a publicidade e os publicitários. Embora já tenhamos identificado outros departamentos onde se pode construir a publicidade e a propaganda, a criação ainda é o sinônimo dos publicitários.
Esta é a fase do surgimento das ideias, as peças publicitárias, os slogans, as imagens das ilustrações, dos textos. Enfim, de todas as formas de comunicação unificadas com o intuito de construir a mensagem que irá atingir o público-alvo de modo a persuadi-lo eficazmente.
Esse
departamento é composto, normalmente, pelo: diretor de arte, responsável pela
criação das imagens, ilustrações, cores, design dos anúncios, o layout; e pelo
redator, que possui a função de produzir o texto dos anúncios e os slogans.
Estes
profissionais formam a chamada dupla de criação, uma estrutura tradicional
utilizada pela maioria das agencias, mas que esta passando por uma
transformação recente (assim como a agencia inteira) e migrando para os grupos
de criação, ou seja, mais de duas pessoas responsáveis pela produção das peças
publicitárias. Sempre apoiadas pelo briefing,
esta área conta ainda com mais um profissional, o diretor de criação,
responsável direto pela supervisão e aprovação do material produzido.
Visualmente
o profissional de Criação tem um estilo próprio, que varia entre mauricinho e
skatistas-clubbers. Ainda assim deve-se prezar a boa aparência, ao menos no que
diz respeito à higiene, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo,
trabalhando sem tanta cerimônia. Raros são os casos em que se promove um
contato entre o profissional de Criação e um cliente. É imprescindível cultivar
a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, nos softwares ligados à sua área, seja ela imagens, editoração, arte-finalização, animação ou produção para qualquer tipo de mídia.
Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, nos softwares ligados à sua área, seja ela imagens, editoração, arte-finalização, animação ou produção para qualquer tipo de mídia.
Juntamente com a criação, é o departamento que organiza a produção do que foi criado. A produção trabalha com o banco de dados dos fornecedores de serviços como gráficas, produtoras de tv, empresas de mídia externa, mídia interativa, dentre outras, que podem ser regionais, estaduais, nacionais e até do exterior, dependendo da necessidade do cliente. A produção manuseia e organiza os orçamentos e os calendários de execução e de entregas; define prioridades e resolve problemas de arte-finalização com a Criação.
Visualmente
o profissional de Produção deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo
próprio, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo e em contato com os
fornecedores de serviços. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas,
cálculos, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena,
também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de
informações gerais.
Atuam como
conselheiros de investimentos que administram os orçamentos de cada cliente. O
que se busca sempre é construir e sustentar a liderança da marca. Sempre muito
integrada à pesquisa, a Mídia da agência utiliza todas as pesquisas de mercado
disponíveis associadas a um banco de dados de veículos de todo o País,
garantindo todos os recursos para um bom planejamento estratégico. Com um planejamento de mídia eficaz, em que o
cliente pode ter a segurança de estar investindo bem seu dinheiro. Sua
mensagem, seja de marca, seja institucional, será absorvida pelo público que
realmente interessa. Sem desperdícios e em harmonia com a linha geral de
comunicação. O profissional de Mídia mantém um relacionamento muito próximo com
os veículos de comunicação, o que lhe garante muitos compromissos sociais que
devem ser cumpridos.
Visualmente
o profissional de Mídia deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo
próprio, uma vez que ele sempre estará por trás do Atendimento e em contato com
o pessoal de produtoras e veículo sem tanta cerimônia. É imprescindível o
domínio de ferramentas exatas, cálculos e fórmulas, calendários e agendas são a
vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de
leitura de jornais e revistas de informações gerais.
Este
profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote
Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder calcular,
com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será
aplicado.
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