25 março, 2012

Viaje dentro de uma agência de Publicidade

      
      Primeiramente gostaria de me desculpar por semana passada não ter postado nada, é que ando sem tempo mesmo. Porém, estou aqui para dividir esta experiência super bacana que estou passando. Após uns meses fora do mercado, só fazendo aqueles famosos frellas. Volto à ativa em uma “viagem” dentro de uma agência de publicidade. Na verdade, até já tinha conhecimento de como funcionava, mas não sabia na prática se funcionava da mesma forma. Sem contar que pude colocar a mão na massa e transitar pelos setores da agência, inclusive o de criação, uns dos mais cogitados, já deu pra perceber, né? Heheheh...

      A cada semana um setor. No entanto, nem houve tantas dificuldades de minha parte, acredito. Eram mais os processos nos softwares internos e a gama de detalhes e particularidades de cada departamento, mas nada que o dia-a-dia não nos ensine.:D Esta semana terminei na produção, mas já passei pelo atendimento e criação. E por fim enfrentarei mídia. É como foi dito acima, nada que um cotidiano intenso de uma agência não resolva e lhe traga vários aprendizados.

      Antes que esqueça, no tempo que fiquei na criação desenvolvi esta logo para um programa da prefeitura de Itamaracá, o “Prefeitura nas comunidades”. Por incrível que pareça ela foi aprovada pelo cliente e pude acompanhar a produção dela aqui de perto. Nem tenho palavras para isto, realmente é muito bom. Hehehe...

Print da página da prefeitura da Ilha de Itamcará com minha logo
       Enfim, deixemos de lero-lero e vamos ao que interessa. Tentei esclarecer como funcionam os departamentos de uma agência de publicidade, a partir da experiência que estou tendo. Antes de mais nada, só para quem não sabe: “Agência é a pessoa jurídica especializada em métodos, artes e técnicas publicitárias, que por autorização de um cliente anunciante, planeja, concebe e executa campanhas publicitárias, negociando com os veículos sua exibição a mando do próprio cliente.“


      Geralmente, uma agência de publicidade é composta por 5 departamentos, são eles:
      Dentre todas, a produção pode ser terceirizada, caso esta agência não haja um estúdio próprio.

      Depois de listados, vamos agora as suas respectivas funções.








      É responsável pela prospecção e contato publicitário direto com o cliente, visto que esta relação é de extrema relevância para o atendimento publicitário.

      O profissional de atendimento é a representação externa da agência. Por isso, ele deve ter um perfil pró-ativo, uma boa oratória e, essencialmente, dominar técnicas de persuasão, não somente para vender a ideia, mas para transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.  Antes de se tentar contribuir para o negócio dos clientes, é preciso entender o mundo deles, as culturas nas quais eles atuam, as verdadeiras dinâmicas de suas marcas e do mercado. Somente por meio da compreensão do mundo do cliente e do consumidor, os profissionais de Atendimento poderão enxergar novos insights e, efetivamente, estabelecer parcerias de sucesso.

      Eles devem ser sempre encorajados a imaginar novas formas pelas quais uma marca poderia ser posicionada, e a prever ameaças da concorrência antes que elas se tornem realidade. Mais do que tudo, é responsabilidade do Atendimento assegurar que a marca tenha um futuro mais promissor, mais estimulante e com mais sucesso do que ela tem no presente.

      Visualmente o profissional de Atendimento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o moderno e o clássico. Tendo que causar sempre boa impressão, é imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais e, ainda, se dedicar aos conhecimentos de sua cartela de clientes, uma vez que fica mais fácil de manter-se próximo quando se fala a mesma língua.

      Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, Power Point), para manter a organização de seus trabalho, uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas. O Atendimento isenta-se dos softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.







      Digamos que é o cérebro da agência. Em muitos casos não há um profissional específico para esta etapa e o que acontece é que atendimento e criação juntos discutem o planejamento, porém aqui na agência existe este departamento separado. Existem algumas técnicas de planejamento, uma delas é o braisntorm, uma espécie de discussão criativa livre da qual muitas vezes saem grandes ideias. Engana-se quem pensa que criar é uma questão de inspiração e sorte.

      O valor do planejamento está na capacidade de melhor processar as informações disponíveis, pois com o acesso muito mais fácil a todo tipo de dado, essa capacidade tem uma função estratégica definitiva, mostrar quais são os principais caminhos de posicionamento. É uma ferramenta objetiva e consistente que faz toda a diferença no desenvolvimento da estratégia de comunicação, analisando o comportamento das pessoas e o reflexo de suas crenças, pois a intenção de mudar um comportamento deve passar pela identificação e mudança dessa crença. Planejar é saber se colocar no lugar do consumidor, para poder vivenciar e descobrir suas crenças.

      Visualmente o profissional específico de Planejamento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o profissional de Atendimento e o de Criação, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

      Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, P. Point), para manter a organização de seus trabalhos, uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas ou, em caso de também ser um profissional de criação, dominar os softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.

      É a área que mais caracteriza a publicidade e os publicitários. Embora já tenhamos identificado outros departamentos onde se pode construir a publicidade e a propaganda, a criação ainda é o sinônimo dos publicitários.
     
      Esta é a fase do surgimento das ideias, as peças publicitárias, os slogans, as imagens das ilustrações, dos textos. Enfim, de todas as formas de comunicação unificadas com o intuito de construir a mensagem que irá atingir o público-alvo de modo a persuadi-lo eficazmente.

     Esse departamento é composto, normalmente, pelo: diretor de arte, responsável pela criação das imagens, ilustrações, cores, design dos anúncios, o layout; e pelo redator, que possui a função de produzir o texto dos anúncios e os slogans.

      Estes profissionais formam a chamada dupla de criação, uma estrutura tradicional utilizada pela maioria das agencias, mas que esta passando por uma transformação recente (assim como a agencia inteira) e migrando para os grupos de criação, ou seja, mais de duas pessoas responsáveis pela produção das peças publicitárias. Sempre apoiadas pelo briefing, esta área conta ainda com mais um profissional, o diretor de criação, responsável direto pela supervisão e aprovação do material produzido.

      Visualmente o profissional de Criação tem um estilo próprio, que varia entre mauricinho e skatistas-clubbers. Ainda assim deve-se prezar a boa aparência, ao menos no que diz respeito à higiene, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo, trabalhando sem tanta cerimônia. Raros são os casos em que se promove um contato entre o profissional de Criação e um cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.


      Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, nos softwares ligados à sua área, seja ela imagens, editoração, arte-finalização, animação ou produção para qualquer tipo de mídia.
      
      





      Juntamente com a criação, é o departamento que organiza a produção do que foi criado. A produção trabalha com o banco de dados dos fornecedores de serviços como gráficas, produtoras de tv, empresas de mídia externa, mídia interativa, dentre outras, que podem ser regionais, estaduais, nacionais e até do exterior, dependendo da necessidade do cliente. A produção manuseia e organiza os orçamentos e os calendários de execução e de entregas; define prioridades e resolve problemas de arte-finalização com a Criação. 

     Visualmente o profissional de Produção deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo e em contato com os fornecedores de serviços. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

      Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.
       






      Atuam como conselheiros de investimentos que administram os orçamentos de cada cliente. O que se busca sempre é construir e sustentar a liderança da marca. Sempre muito integrada à pesquisa, a Mídia da agência utiliza todas as pesquisas de mercado disponíveis associadas a um banco de dados de veículos de todo o País, garantindo todos os recursos para um bom planejamento estratégico.  Com um planejamento de mídia eficaz, em que o cliente pode ter a segurança de estar investindo bem seu dinheiro. Sua mensagem, seja de marca, seja institucional, será absorvida pelo público que realmente interessa. Sem desperdícios e em harmonia com a linha geral de comunicação. O profissional de Mídia mantém um relacionamento muito próximo com os veículos de comunicação, o que lhe garante muitos compromissos sociais que devem ser cumpridos.

      Visualmente o profissional de Mídia deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás do Atendimento e em contato com o pessoal de produtoras e veículo sem tanta cerimônia. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos e fórmulas, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

      Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.


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