As duas profissões andam em alta, não? A prova disto são as altas concorrências nas universidades públicas e particulares. Comprovando ainda a informação, em Pernambuco a concorrência aumentou ainda mais, de 5ª posição passou a ser 3ª, marcando uma concorrência de 15,7 feras para cada vaga disponível.
A procura está realmente grande mesmo. Cada vez mais é exemplificado na TV, a globo ultimamente explora bem esse universo quando coloca um designer na novela das 20h, fora que a mesma produziu uma minissérie que retratava o cotidiano de uma agencia de publicidade e propaganda. Ambas as propostas de expor ajudar a entender melhor como cada profissão funciona, ou melhor, como é seu dia a dia. Isso esclarece a quem deseja seguir umas das duas profissões tão cobiçadas do momento.
Além do in no mercado, há quem confunda as duas profissões, para melhor entendê-las vamos aos conceitos:
O que faz o publicitário? Ele cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando apresentar o produto/serviço para o consumidor, e assim persuadi-lo. Atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais apropriados à campanha. O profissional de publicidade e propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e departamentos de marketing e comunicação de empresas em geral, em jornais e revistas, além dos fornecedores de produtos e serviços, como consultorias, institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos. O salário inicial de um publicitário é de: R$950, de acordo com o sindicato dos publicitários do Rio de Janeiro.
E o Design, o que ele faz? Trabalha na criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. Ele desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras. Seu salário é inicial é de: R$ 2.120,58, de acordo com associação de designers gráficos do Distrito Federal.
As profissões são bem parecidas, tanto é que se você perceber tem um vínculo entre as elas. Ambas trabalham com o visual, porém uma tem um estudo profundo da “criação deste visual” (analise do público-alvo, e para quem se destina) e a outra apenas executa o visual, ou melhor, tem um domínio das ferramentas para um bom visual (produz).
Para vocês que estão iniciando a carreira ou até mesmo os que pretendem seguir, BOA SORTE!
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