20 maio, 2012

Um meio de comunicar



      Num passeio ao shopping ou pelas ruas, você sempre é atraído para os produtos expostos de forma atraente e interessante. São verdadeiras obras de artes capazes de formar cenas e transportar para um mundo, muitas vezes, de sonho. Tudo isso, pela forma como as vitrines são elaboradas e montadas. Essa forma de criar ambientes e valorizar os produtos capazes de gerar imagens e estímulos nada mais é que o VITRINISMO.

      Visto que maior parte das escolas de moda situa-se na França, o vitrinismo não poderia ter outro berço. A palavra derivada do francês “vitre” (vidraça, cuja origem vem do latim “vitrum” - vidro). Significando envidraçado, em que os comerciantes expõem diferentes objetos nas lojas, museus e restaurantes. As vitrines existiam desde antes de Cristo. Já naquela época, os comerciantes percebiam a necessidade de conquistar os clientes e se destacar da maioria através do olhar. Um dos primeiros exemplos de que se tem notícia surgiu nos mercados árabes. Lá, exibia seus produtos em meio a muita cor. 

      O vitrinismo determina uma correta exibição dos produtos de acordo com análises no público-alvo. Fatores como iluminação, altura dos produtos, uso de materiais alternativos de decoração também são de extrema relevância para uma composição que valorize o produto. Muito mais que uma simples forma de exposição visual, o vitrinismo, é uma arte que pretende estimular ao máximo todos os sentidos do comprador de forma quase simultânea. Com um simples olhar, ele deseja formar uma imagem mental e projetar seu conceito usando aquele produto ou serviço apresentado. É exatamente assim que se cria a ligação necessária entre o comprador e o vendedor. É o primeiro passo num processo de sedução e encantamento. Firmando as primeiras impressões relativas à identidade da marca e a forma de uso do produto exposto. 


      As técnicas visuais devem ser pensadas em opções somatórias, uma construção fazendo com que os resultados sejam uma possibilidade de compreensão e expressão. As sutilezas e a distribuição dos elementos devem compreender uma clareza e num reforço de informação, ou seja, em um processo de interpretação de comunicação visual cada fator é muito importante. Para isso vamos ver cada tipo de vitrines, que utilizam meios para a comunicação:

Vitrines Expositivas: apenas trabalham o produto, fazendo uso de auxiliares
como displays, manequins e vasta enumeração de suportes.

Vitrines Visuais: através dos elementos que exploram os sentidos.

Vitrine em Escala: os elementos desta vitrine são representados ora com
proporções enormes, ora em tamanhos reduzidos.

Vitrine Contínua: esta utiliza vitrines em sequencia, mantendo sempre um
conceito ou elemento decorativo.

Vitrine Aérea: elementos suspensos formam esta vitrine. Esses elementos
suspensos podem ser produtos ou decoração.
 
       Por outro lado, se as técnicas de vitrinismo forem mal executadas ou colocadas amadoristicamente, esse encantamento inicial e despertar dos sentidos do cliente para o produto podem não acontecer. Ele funciona como a montagem de um cenário para uma peça de teatro ou um programa de televisão. Se tudo estiver bem feito e bem equilibrado; as chances de que o espetáculo ou o programa sejam um sucesso aumentam muito.
      As técnicas de vitrinismo precisam sempre estar em constante aprimoramento e o profissional escolhido para exercer essa função deve ser dotado de extrema criatividade. Além disso, a vitrine deve ser entendida como um espaço em constante renovação e mudança; uma área acessível tanto aos clientes quanto aos comerciantes de todo porte. Devendo sempre ser produzida com o máximo cuidado e total planejamento como forma de potencializar vendas e proporcionar experiências agradáveis.

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